sexta-feira, 22 de abril de 2011

DIA DO ÍNDIO.

Atletas indígenas são premiados no dia do índio em Manaus

18 Abr 2011 . 17:18 h . Com Informações de Assessoria . portal@d24am.com
Iniciada na manhã de hoje (18), a programação esportiva do Abril Cultural contou com a presença de indígenas de comunidades das zonas rural e urbana de Manaus.


Manaus - O Abril Cultural Indígena, evento do Governo do Amazonas em comemoração ao Dia do Índio, realiza nesta terça-feira, 19, na Arena Amadeu Teixeira, a cerimônia de premiação dos vencedores das atividades esportivas que reuniram cerca de 240 atletas indígenas. Coordenado pela Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Seind), a agenda do evento segue até o dia 3 de maio na capital e no interior.

Iniciada na manhã de hoje (18), a programação esportiva do Abril Cultural contou com a presença de indígenas de comunidades das zonas rural e urbana de Manaus, e de representantes da Seind e da Secretaria de Estado do Esporte (Sejel). A solenidade foi aberta pela entoação do Hino Nacional Brasileiro traduzido ao idioma nativo da cantora Djuena Tikuna.

Em breve pronunciamento, o secretário adjunto da Seind, José Mário Mura, destacou a importância do evento, inédito, como ferramenta de valorização da identidade indígena. “O Amazonas abriga cerca de 80 etnias e este é um momento única de nos conhecermos mais e, sobretudo, mostrar à sociedade que a cultura indígena ainda sobrevive”, ressaltou Mura.

Entre as modalidades em disputa no primeiro dia, houve as tradicionais olímpicas, como atletismo, natação e futsal; além das praticadas pelos indígenas, a exemplo do arco e flecha, corrida com saco, cabo de força e mergulho. Nesse último, informou o secretário adjunto da Seind, o primeiro lugar foi assegurado ao competidor que passou maior tempo com a respiração presa embaixo d’água.

Pertencente à etnia Sateré Mawé, dona Maria do Carmo Rarê, de 55 anos, participou dos jogos com arco e flecha próprios que, segundo ela, são lazer favorito desde pequena. “Tenho muito orgulho de estar aqui representando o povo, a minha tribo”, afirmou, ao antecipar sua participação nos Jogos Estaduais Indígenas, anunciado pela Sejel para o segundo semestre deste ano.

Mês do índio

Com extensa programação em curso, até o dia 3 de maio, na capital e em municípios das regiões do Médio Purus, Alto Solimões, Madeira e Baixo Amazonas, o Abril Cultural Indígena é um evento promovido pelo Governo do Amazonas e demais órgãos parceiros das esferas municipal e estadual.

Além de competições esportivas, o evento conta com apresentações gratuitas de dança, canto, palestras, oficinas, seminários, exposição de artesanato e culinária tradicional. O início das atividades do Abril Cultural foi marcada pela instalação do comitê gestor do termo de cooperação técnica firmado entre o Estado e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

O grupo, que tem a primeira reunião programada para a primeira quinzena de maio, irá criar um plano de trabalho e traçar ações conjuntas ao desenvolvimento econômico das comunidades indígenas do Estado. Nos próximos meses deverá ser definida a data de implantação do termo, bem como as comunidades a serem beneficiadas e os valores a serem investidos.
http://www.d24am.com/amazonia/povos/atletas-indigenas-sao-premiados-no-dia-do-indio-em-manaus/21899

Nenhum comentário:

Postar um comentário