sexta-feira, 22 de maio de 2015

Guerra do Canal de Suez. - Para 3º ano.

O Canal de Suez foi construído entre os anos de 1869 e possibilitou a travessia de embarcações entre o mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho.Isso favoreceu especialmente o comércio dos países europeus com o Oriente. Ao termino das obras, o canal era de propriedade da França e do Egito. Na década de 1880. O Egito vendeu sua participação no canal para a Inglaterra, que assim manteria uma melhor comunicação marítima com suas colônias no Oriente.

Em 1954, após um golpe de Estado, assumiu o cargo de lider de Egito Gamal Abdel Nasser, ditador que permaneceu no poder até a sua morte, em 1974.  

Como pode ser observados no fragmento, uma das ações politicas de Nasser, levada a cabo em 1956, foi a nacionalização do Canal de Suez. esse fato desagradou especialmente França e Inglaterra, mas também colocava em estado de atenção as potencias mundiais que estavam vivendo o periodo de Guerra Fria. Nasser ainda proibiu que embarcações israelenses utilizassem o canal. teve inicio asim mais um conflito envolvendo israelense e povos árabes. de um lado estavam Inglaterra, França e Israel e, do outro, Egito. Este foi derrotado e o direito de navegação atravéz do Canal de Suez foi estendido a todos as nações.

Responda:
1 o ano da construção do canal de suez?
2 Com a construção ajudou ou prejudicou nas travessia de que mares?
3 quem se tornou proprietário do Canal depois de pronto?
4 Quem foi Nasser? E qual a sua importancia no Canal de Suez?

Nenhum comentário:

Postar um comentário