segunda-feira, 18 de maio de 2015

Chegada dos Portugueses ao Brasi



Entre os anos de 1383-1385 ocorre a formação do reino de Portugal. A unificação do Estado português foi importante, pois trouxe condições para que a região, em nome do Estado, tivesse recursos para investir em comércio marítimo.



• Durante o século XIV, uma grande crise assolou a Europa, que foi arrasada pela fome e pela peste negra. Esse contexto cria um verdadeiro sentimento de insegurança e pessimismo. Utopias são criadas e a Europa passa a imaginar mundos maravilhosos, sempre como contra-imagem crítica da realidade vivida. Essa situação exige a tomada de medidas que solucionem a situação de fome, desespero, aumento populacional e necessidade de comércio.



• O contato comercial com a região das índias em busca de especiarias faz parte dos projetos lusitanos. Mas o caminho da Europa para a região, através do mar Mediterrâneo estava controlado pelos genoveses e venezianos. Inicia-se um período de investimentos em navegação para se encontrar um novo caminho que levasse às índias.



• Em 1415, os portugueses conquistam Ceuta, no norte da África, primeiro ponto para a realização da navegação à volta do continente africano, o “péri­plo africano”. Na costa africana, realizam intenso comércio e testam as primeiras tecnologias do cultivo e produção do açúcar.



• Os espanhóis, no entanto, em 1492 chegam à América e a concorrência cresce entre as nações. No ano de 1494, Portugal e Espanha assinam o Tratado de Tordesilhas: uma linha imaginária é traçada a 100 léguas a Oeste do arquipélago do Cabo Verde. As terras a Leste dessa linha pertenceriam a Portugal e, a Oeste, à Espanha .



• Somente em 1498 é que Vasco da Gama, em nome da Coroa portuguesa, chega às índias. A Coroa portuguesa promove uma nova viagem para as índias e, em 1500, comandados por Pedro Álvares Cabral, chegam as terras até então desconhecidas (Brasil).



A primeira visão que se tem dessas terras é totalmente paradi­síaca, mas até o ano de 1530 o interesse maior ainda será o comércio com o Oriente.

RESPONDA DE ACORDO COM O TEXTO:

1) Qual a importância da unificação do Estado Português?
=
=
2) Como se encontrava a Europa no século XVI?
=
=
3) Qual o projeto comercial lusitano?
=
=
4)Qual o objetivo de Portugal com os investimentos em navegação?
=
=
5) Qual a conquista marítima portuguesa em 1492?
=
6) Qual a conquista da Espanha em 1492?
=
7) O que foi o Tratado de Tordesilhas?
=
=
8) Complete a linha do tempo com o que aconteceu em cada ano:
1415
=
1492
=
1494
=
1498
=
1500
=
1530
=

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Tem a História do Brasil Colonial e um texto, logo em seguida vem prova com o titulo Formação do Brasil e no final tem o gabarito. tem atividades de vcs no capitulo 4 Empreendimentos colonial na América portuguesa e no blog procurando vc acha as paginas e numeração de atividades. Para achar essa atividade o titulo é atividades para os primeiros e segun do EM.do anos

    ResponderExcluir