quinta-feira, 4 de junho de 2015

História do Brasil Colonial - 2º ANO.

       


Entre os anos de 1383-1385 ocorre a formação do reino de Portugal. A unificação do Estado português foi importante, pois trouxe condições para que a região, em nome do Estado, tivesse recursos para investir em comércio marítimo.


• Durante o século XIV, uma grande crise assolou a Europa, que foi arrasada pela fome e pela peste negra. Esse contexto cria um verdadeiro sentimento de insegurança e pessimismo. Utopias são criadas e a Europa passa a imaginar mundos maravilhosos, sempre como contra-imagem crítica da realidade vivida. Essa situação exige a tomada de medidas que solucionem a situação de fome, desespero, aumento populacional e necessidade de comércio.


• O contato comercial com a região das índias em busca de especiarias faz parte dos projetos lusitanos. Mas o caminho da Europa para a região, através do mar Mediterrâneo estava controlado pelos genoveses e venezianos. Inicia-se um período de investimentos em navegação para se encontrar um novo caminho que levasse às índias.


• Em 1415, os portugueses conquistam Ceuta, no norte da África, primeiro ponto para a realização da navegação à volta do continente africano, o “péri­plo africano”. Na costa africana, realizam intenso comércio e testam as primeiras tecnologias do cultivo e produção do açúcar.


• Os espanhóis, no entanto, em 1492 chegam à América e a concorrência cresce entre as nações. No ano de 1494, Portugal e Espanha assinam o Tratado de Tordesilhas: uma linha imaginária é traçada a 100 léguas a Oeste do arquipélago do Cabo Verde. As terras a Leste dessa linha pertenceriam a Portugal e, a Oeste, à Espanha .


• Somente em 1498 é que Vasco da Gama, em nome da Coroa portuguesa, chega às índias. A Coroa portuguesa promove uma nova viagem para as índias e, em 1500, comandados por Pedro Álvares Cabral, chegam as terras até então desconhecidas (Brasil).


A primeira visão que se tem dessas terras é totalmente paradi­síaca, mas até o ano de 1530 o interesse maior ainda será o comércio com o Oriente.


• O arrendamento, o envio de navios apenas para patrulhar a costa e o início da extração de pau-brasil, feitas por indígenas sob a forma de escambo, foram as características desse período chamado de pré-colonial. Além disso, foi fundada em 1532, a Vila de São Vicente e criado o sistema de capitanias hereditárias.


• As capitanias hereditárias dividiam o território brasileiro em linhas paralelas ao Equador e tinham como objetivo ocupar todo o litoral brasileiro, colocando na mão de terceiros a tarefa de colonizar as novas terras . As capitanias não deram certo, devido sobretudo às dificuldades de comunicação entre elas, à distância em relação à Metrópole e à resistência indígena. São Vicente e Pernambuco foram as Capitanias que prosperaram.


• Após o aumento da competição com outras nações europeias e certa crise no comércio com as índias, Portugal passa a investir mais no Brasil. Em 1549 se estabelece o Governo Geral, tentativa de centralizar o poder: Tomé de Souza, Duarte da Costa e Mem de Sá foram os três primeiros governadores, tendo Salvador como capital.


• Durante o século XIV, houve o desenvolvimento da sociedade do açúcar, baseada principalmente na escravidão negra. Os engenhos, verdadeiras unidades sociais, produziam o açúcar que era revendido para os holandeses, que o refinavam e o comercializavam com toda a Europa. O açúcar era bastante caro e raro e, por isso, atendia às necessidades das práticas mercantilistas. Além disso, a própria escravidão negra se enquadrava como mais uma mercadoria lucrativa dentro da mentalidade econômica do período. Não se pode esquecer da participação do negro como agente histórico em sua própria situação de escravidão, as negociações que ele mesmo empreendia e a forte resistência ao trabalho escravo –






PROVA DE HISTÓRIA 2º Ano Ensino Médio. 1ª Trimestre. FORMAÇÃO DO BRASIL

I - Marque apenas uma alternativa



1) Entre os anos de 1383-1385 ocorre a formação do reino de Portugal, ou seja, sua unificação. Qual a importância da unificação do Estado português?


a ( )Foi importante, porque trouxe condições para que a região, em nome do Estado, tivesse recursos para investir em comércio marítimo.


b ( ) Não teve importância, pois não promoveu benefícios para a economia.


c ( )Foi importante, mas não trouxe condições para que a região, em nome do Estado, tivesse recursos para investir em comércio marítimo.



2)Durante o século XIV, uma grande crise assolou a Europa, Não é correto afirmar sobre esta crise:


a ( )A Europa foi arrasada pela fome e pela peste negra.


b ( )O contexto da crise cria um verdadeiro sentimento de insegurança e pessimismo.


c ( )Utopias são criadas e a Europa passa a imaginar mundos maravilhosos, sempre como contra imagem crítica da realidade vivida.


d ( ) A crise não abalou a economia da Europa.


e ( ) A situação de crise exige a tomada de medidas que solucionem a situação de fome, desespero, aumento populacional e necessidade de comércio.



3) Não é correto afirmar sobre a expansão Marítima:


a ( ) O contato comercial com a região das índias em busca de especiarias faz parte dos projetos lusitanos. Mas o caminho da Europa para a região, através do mar Mediterrâneo estava controlado pelos genoveses e venezianos. Inicia-se um período de investimentos em navegação para se encontrar um novo caminho que levasse às índias.


b( )Em 1415, os portugueses conquistam Ceuta, no norte da África, primeiro ponto para a realização da navegação à volta do continente africano, o “péri­plo africano”. Na costa africana, realizam intenso comércio e testam as primeiras tecnologias do cultivo e produção do açúcar.


c ( ) Os espanhóis, no entanto, em 1492 chegam à América e a concorrência entre as nações, é resolvida.


d ( )Somente em 1498 é que Vasco da Gama, em nome da Coroa portuguesa, chega às índias. A Coroa portuguesa promove uma nova viagem para as índias e, em 1500, comandados por Pedro Álvares Cabral, chegam as terras até então desconhecidas (Brasil).



4) Qual o objetivo do Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494:


a ( ) Estimular o livre comércio entre os países ibéricos.


b( ) Demarcar as terras de exploração dos portugueses e espanhóis, tendo como ponto de referencia uma linha imaginária traçada a 100 léguas a Oeste do arquipélago do Cabo Verde. As terras a Leste dessa linha pertenceriam a Portugal e, a Oeste, à Espanha.
c ( ) Formar um exército nacional, para defender o reino português.



5) Não é correto afirmar sobre inicio da colonização do território brasileiro:
a( )A primeira visão que se tem dessas terras é totalmente paradi­síaca, mas até o ano de 1530 o interesse maior ainda será o comércio com o Oriente.


b( ) O arrendamento, o envio de navios apenas para patrulhar a costa e o início da extração de pau-brasil, feitas por indígenas sob a forma de escambo, foram as características desse período chamado de pré-colonial.


c( ) Foi fundada em 1532, a Vila de São Vicente e criado o sistema de capitanias hereditárias.


d( ) Após o aumento da competição com outras nações europeias e certa crise no comércio com as índias, Portugal deixa de investir no Brasil.



6) Qual o objetivo das capitanias hereditárias:


a( )Após o aumento da competição com outras nações europeias;


b( ) Estimular o livre comércio entre os países ibéricos;


c( ) Dividir o território brasileiro em linhas paralelas ao Equador e tinham como objetivo ocupar todo o litoral brasileiro, colocando na mão de terceiros a tarefa de colonizar as novas terras .



7) Qual das alternativas abaixo NÃO foi causa do fracasso das capitanias hereditárias?


a( ) dificuldades de comunicação entre elas


b( )à distância em relação à Metrópole


c( )à resistência indígena


d( ) grande ajuda financeira da Coroa Portuguesa.



8) Quais as Capitanias que prosperaram?


a( ) São Vicente e Pernambuco


b( ) São Vicente e Rio grande


c ( ) Pernambuco e Rio Grande.






9) Em 1549 se estabelece o Governo Geral, com que objetivo:


a( ) De descentralizar o poder;


b( ) De centralizar o poder, Tomé de Souza, Duarte da Costa e Mem de Sá foram os três primeiros governadores, tendo Salvador como capital.


c( ) Acaba com o sistema de capitania.



10) Durante o século XIV, houve o desenvolvimento da sociedade do açúcar, sobre isso Não é correto afirmar:


a( )A mão de obra era baseada principalmente na escravidão negra.


b( )Os engenhos, verdadeiras unidades sociais, produziam o açúcar que era revendido para os holandeses, que o refinavam e o comercializavam com toda a Europa.


c( ) O açúcar não era um produto lucrativo;


d( )O açúcar era bastante caro e raro e, por isso, atendia às necessidades das práticas mercantilistas.



11) O que NÃO podemos afirmar sobre o escravidão negra no Brasil neste período?


a( )A própria escravidão negra se enquadrava como mais uma mercadoria lucrativa dentro da mentalidade econômica do período.


b( ) escravidão negra não era uma atividade lucrativa.


c( ) Não se pode esquecer da participação do negro como agente histórico em sua própria situação de escravidão, as negociações que ele mesmo empreendia e a forte resistência ao trabalho escravo.


   GABARITO.
NOME:____________________________________________________
1
  2
  3
     4
       5
         6
O
ABC
  ABCDE
  ABCD
     ABC
     ABCD
    ABC
X
                       
  7                             
         8
      9
     10
       11
        
O
ABCD
  ABC
  ABC
     ABCD
      ABC
       
X

Nenhum comentário:

Postar um comentário