sábado, 13 de junho de 2015

Para ajudar no ENEM e VESTIBULAR.

fichas resumos.
RÚSSIA:
Politica: O presidente Dmitri Medvedev, é afilhado do ex presidente Vladimir Putin, hoje primeiro  - ministro.O governo Putin ficou marcado pela recuperação econômica, mas também por denúncias de violação á democrata. A estreita  ligação de Medvedev com putin põe em dúvida suas promessas de combater a corrupção disseminada no estado russo.

ECONOMIA: Ao lado do Brasil, China e Índia , a Rússia faz parte do Bric, sigla que designa os mais importantes países em desenvolvimento. É o maior produtor de gás natural do mundo e está entre os principais produtores de carvão e petróleo. Porém, a crise econômica prejudicou as exportações do país, interrompendo um período  de acentuado crescimento econômico nos últimos anos.

TENSÃO E CONFLITOS: A atual divergência entre Rússia e Estados Unidos está relacionada ao avanço norte - americano em regiões antes consideradas zonas de influência direta dos russos. Com 21 repúblicas, dez distritos, uma região autônoma e vive 130 povos, a Rússia, a Rússia vive conflitos separatistas em algumas de suas repúblicas, como a Chechênia.

CHINA:
ECONOMIA: Com um crescimento de 8,7% do PIB em 2009, a China já ultrapassou a Alemanha e se tornou a terceira potência econômica mundial, atrás apenas dos EUA e do Japão. A mão d e obra barata e um mercado interno de mais de 1 Bilhão de consumidores motivaram a instalação de empresas estrangeiras, principalmente nas zonas econômicas especiais. A crise internacional desacelerou o crescimento, mas o país já se recupera em razão de um pacote governamental de estimulo à industria.

PROBLEMAS: A ausência de medidas de preservação do meio ambiente para acompanhar o crescimento econômico causa problemas como  a poluição de rios e do ar. Com o crescimento industrial, aumentou também a desigualdade social. A renda média dos 10% mais ricos é 12 vezes maior que a dos 10% mais pobres. De acordo com o Banco Mundial, 135 milhões de chineses vivem abaixo da linha da pobreza.

GOVERNO O país é comandado por um único partido politico, o partido comunista da China (PCCh), num regime ditatorial e repressivo.

ONU:
CRIAÇÃO DA ONU; A organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada por 50  países após a II Guerra Mundial, em 1945. hoje possui 192 membros. Por meio  de suas agências, a instituição  se envolve em questões que vão de politicas a meio ambiente. Seu principal órgão diretivo, o conselho de segurança (CS), é composto de 15 países, sendo cinco permanentes e dez rotativos( a cada dois anos). O CS toma as principais decisões  da ONU, como sanções e intervenções militares.

MEMBROS PERMANENTES; Os cincos membros permanentes do conselho de Segurança são vencedores da II guerra Mundial. Na época, EUA,Reino Unido  e França representavam as economias  de mercado. O bloco comunista era integrado pela União Soviética (atual Rússia) e, a partir de 1971, pela China. Esses países tem  poder  de  veto sobre qualquer  decisão  da ONU.

REFORMA: Com o fim da Gerra fria, a ONU enfrenta uma crise de representatividade.Fala - se  em reforma da organização, e nações como Alemanha, Japão, Brasil e Índia reivindicam assentos permanentes no CS.  

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário