domingo, 27 de abril de 2014

ÁFRICA.

                                        
Berço da humanidade e do conhecimento.

Foi na África, há milhões de anos, que apareceram nossos ancestrais e dali partiram para povoar a Europa e a Ásia. Lá também foram encontrados os primeiros centros universitários e culturais de que se tem registros ( Timbucutu,Gao e Djene).

IMPÉRIO GANA:
Entre os séculos IV e XI, era conhecido como o Império do ouro. Seu povo dominava técnicas da mineração e usava instrumento como a bateia, importante para o avanço do ciclo do ouro no Brasil. O clima úmido da região favorecia o desenvolvimento da agricultura e da pecuária.

IMPÉRIO DE MALI:
Expandiu-se por volta do século XII. As cidades de Tumbucutu, Gao e Djane eram importantes centros universitários e culturais. O povo  Dogon , que habitava a região, registrou em monumentos as luas de Júpiter, os anéis de Saturno e a estrutura espiral da Via – Láctea, observações feitas a partir do século XVII, na Europa.


IMPÉRIO DE SONGAI:
Nos séculos XIV e XV, se sobrepôs ao Império de Mali. Técnicas de plantio e de irrigação por canais foram aperfeiçoadas e vieram para o Brasil juntamente com os negros escravizados. Esses saberes favoreceram a expansão da agricultura, principalmente durante os ciclos da cultura de cana – de – açúcar e do café.


CIVILIZAÇÃO IORUBÁ:
Desenvolveu-se a partir do século XI. Os povos dominavam técnicas de olaria, tecelagem, serralheria e metalurgia do bronze, utilizando a técnica da cera perdida (molde de argila que serve de receptáculo para o metal incandescente). A capital, Oyo Beni, era dividida em quarteirões especializados (curtume, fundição etc.)


REINO DO CONGO:
Já no final do século XVI, os habitantes dessa região eram especialistas em forjar ferro e cobre para produção de ferramentas. Introduziram na nossa lavoura a enxada, uma espécie de arado e diversos tipos de machados, que serviam tanto para cortar madeira como para uso em guerras.

VALE DA GRANDE FENDA:
Há dois milhões de anos, essa era a única área  habitada por nossos ancestrais. O homo erectus partiu para a Europa e a Ásia, mas os que continuaram nessa região se transformaram em sapiens, que posteriormente povoaram o mundo.



ÁFRICA: TEMPOS ATUAIS.
ÁREA: 30 milhões de km2 ( 20,3% da superfície  terrestre do planeta)
POPULAÇÃO: 850 milhões.
NÚMERO DE PAÍSES: 53.
LÍNGUAS FALADAS: 2.019


 Fonte: Nova Escola " África de todos nós" A Revista do Professor. Ano 2005.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial