sábado, 9 de maio de 2015

RELIGIÕEs

                                                               
Ligação entre homens e deuses existe desde o início da história.
HINDUISMO.
1700 a.C. HARAPPA – PAQUISTÃO.
O Rio Veda, composto por diversos autores entre 1700 e 1100 a.C.., é livro sagrado mais antigo aceito por uma religião viva. Ele contém hinos de louvor a 33 deuses, todos ainda hoje presente no hinduísmo, religião de 1 bilhão de pessoas, só menor que o cristianismo e o islamismo. Alguns deuses, como Vishnu e Shiva,são mais fortes hoje que nos tempos do Rig Veda.
JUDAISMO.
722 a.C. JERUSALÉM -  ISRAEL.
Os hebreus eram politeísta de um tipo particular. Não negavam a existência dos deuses, mas defendiam que apenas um merecia ser cultuado. Isso durou até a destruição de seus país pelos assírios, em 722 a.C. Os sacerdotes atribuíram a derrota a falta de fidelidade do povo ao deus mais importante, Yanweh. A partir daí, os textos passaram a afirmar que existe apenas um Deus, fundando o monoteísmo atual.
BUDISMO.
528 a.C.  LUMBINI – NEPAL.
Por 29 anos, o príncipe hindu Sidarta Gautama viveu recluso no palácio, protegido por seu pai de todos os horrores da vida, como doença, velhice e miséria. Ao sair pela primeira vez, chocou-se com a dureza do mundo. Após se juntar aos ascetas hindus, aos 35 anos Buda rompeu com eles, optando pelo “caminho do meio” , nem a indolência, nem a mortificação.
CATOLICISMO.
30 NAZARÉ – ISRAEL.
Jesus começou a pregar por volta do ano 30 e seus discípulos eram todos judeus. Após sua morte, os primeiros cristãos exigiam a conversão ao judaísmo antes que alguém pudesse se juntar a eles. Foi Paulo de Tarso quem defendeu até sua morte, em 67, que estrangeiros podiam se converter sem seguir as leis judaicas, efetivamente quebrando os laços com a religião anterior.
ISLÃ SUNITA.
622 MEDINA – ARÁBIA SAUDITA.
Maomé começou a pregar em 610, após afirmar ter sido visitado pelo Arcanjo Gabriel, que o informara que o Deus dos cristãos e judeus existe e é único, mas que eles haviam deturpado sua mensagem. A data da  fundação da religião é 622, porque foi quando o profeta fugiu de Meca para Medina, onde começou a ganhar poder político e militar, fundando o califado Rashidun.
ISLÃ XIITA.
661 KUFA – IRAQUE.
Em 656, o terceiro califa do Islã, Uthman, foi morto por rebeldes. Meio sem vontade, Ali Ibn Abi Talib, sobrinho de Maomé, tornou-se seu sucessor. O califado entrou em guerra civil e, em 661, Ali teve o mesmo destino de seu antecessor. Os que acreditavam que ele era o sucessor escolhido por Alá formaram o Islã xiita, de shi ‘atu Ali “ partido de Ali” em árabe.

IGREJA ORTODOXA ORIENTAL.
1054 CONSTANTINOPLA – ATUAL ISTAMBUL – TURQUIA.
Constantinopla e Roma viviam em tensão sobre que merecia ser sede do cristianismo desde o fim do Império Romano. Em 1054, o cardeal Humberto de Moyenmoutier excomungou o patriarca de Constantinopla, Miguel I, que respondeu excomungando o cardeal. Há quase 1 milênio, portanto, as igrejas são independentes e desenvolveram doutrinas e rituais separados.
PROTESTANTISMO.
1517 WITTENBERG – ALEMANHA.
Em 31 de outubro de 1517, o monge católico Martinho Lutero pregou um texto na porta da igreja de Todos os Santos, em Wittenberg, Alemanha. Eram suas 95 teses, desafiando a autoridade papal. Foi excomungado em 1521, mas acabou protegido pelo príncipe Frederico III da Saxônia e a nova forma  de cristianismo se espalhou. O protestantismo daria origem a centenas de denominações.

Nenhuma religião surge do nada. Todas as atuais derivam de tradições e mitos imemoriais. Assim como os seres humanos descendem de um grupo relativamente pequeno de ancestrais na savana africana, as religiões também tem um ancestral comum no que quer que esses primeiros humanos acreditavam, modificado e dividido inúmeras vezes ao longo de muitos milênios. Por isso, religiões não tem exatamente uma data exata de início, mas de cisão, quando se separam das crenças anteriores, por meio de grandes profetas, eventos políticos ou a composição de textos sagrados. Mesmo o monoteísmo judaico, que rejeita a todos os outros  deuses e deu origem  à religiões cristã e islâmica, tem origem no panteão cananeu, que era também cultuado por fenícios, moabitas e outros povos da região. Ao lado, as religiões mais numerosas ou influente do mundo atual, e onde  e quando  elas surgiram.



Um comentário: