domingo, 15 de abril de 2012

emigrante, imigrante e migrante

Qual a diferença entre emigrante, imigrante e migrante?
Emigrante é aquele que deixa seu país de origem para viver em outro lugar. Imigrante é aquele que entra em um país para viver nele. Emigrante e imigrante são antônimos, têm significados opostos. Por exemplo, os italianos, quando saíram da Itália para viver no Brasil, emigraram de seu país e se tornaram imigrantes aqui. O termo "migrante" se refere a quem se desloca de uma região para outra ou de um país para outro. Por exemplo, o fluxo de pessoas de outros estados do Brasil para o estado de São Paulo constitui uma migração.

MIGRANTE- O indivíduo que muda de uma região para a outra, no interior de um país, é denominado um cidadão migrante. Ele pode constituir família, conseguir ocupação e fazer amigos no local para onde migrou ou, ao contrário, ter deixado tudo isso na localidade na qual morava, para tentar a sorte em outra cidade. Faz novos amigos, arranja outro emprego, sendo possível até que volte ou mande vir para junto de si seus familiares. Isto quando não migram famílias inteiras.
Mas o que leva uma pessoa a querer sair de determinado lugar para viver em outro?
Geralmente o impulso principal é a esperança de uma vida melhor. Sonhos, planos de melhoria e sucesso. Exemplo: um sujeito gaúcho foi morar no Rio de janeiro.Ele é considerado migrante.


IMIGRANTE- pessoas que vem de outro país para o Brasil. Exemplo:
Os russos saíram da Rússia e vieram para o Brasil. Aqui no Brasil, eles são considerados imigrantes.

EMIGRANTE- pessoas que saem do Brasil para viver em outo país.Exemplo. Um brasileiro saiu do Brasil e foi morar em Paris.Aqui no Brasil, ele é considerado emigrante, porque emigrou, ou se mudou definitivamente do seu país.
Fonte(s):
http://pt.wiktionary.org/wiki/emigrante

7 comentários:

  1. Muito obrigado, Professora Rosi! Você é o máximo! Excelente explicação! Excelente texto! Claro, prático, rápido, utilitário e dinâmico! Parabéns! Por meio de sua explicação, posso elaborar a seguinte analogia: o termo “emigração” está relacionado do ponto de vista da sintaxe (construção/estrutura da oração) com o v. “sair” e com a prep. “de”, assim como o “imigrar”, com o v. “entrar” e a prep. “para”, dessa forma: emigrar de um país e imigrar para um país; os italianos emigraram da Itália e imigraram para o Brasil. E, quanto ao termo “migração”, entendo que “os nordestinos migraram de sua região para o sudeste do país”. Muito obrigado mais uma vez, Professora! Giacomo Leone Neto (revisor de textos).

    ResponderExcluir
  2. obrigado me ajudou muito !

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, este texto é como eu procurava, objetivo e explicativo, direto ao ponto. Muito bom, e parabéns pelo bom desenvolvimento que teve.

    ResponderExcluir
  4. Adorei !!!!Era o que eu precisava , um texto que vai direto ao ponto !!!!!Agradeço de novo professora!!!!!!Posta outras coisas também pode ajudar outras pessoas!!!!ass:Matheus Henrique!!!!

    ResponderExcluir
  5. Mt Boom,Me ajudou mt ! Parabens pelo texto, que continue sempre assim !! Mais uma vez Obrigada

    ResponderExcluir
  6. obg prof rossi vc me ajudou mt no trabalho de geografia obg valia 1 pts eu ganhei 1 ponto oks obg

    ResponderExcluir