sábado, 13 de novembro de 2010

POESIA

"Primeiro faça o necessário,depois o possível e,
de repente, você vai perceber que
pode fazer o impossível. "

São Francisco de Assis.
Eu Aprendi.
Eu aprendi: que não posso exigir o amor de ninguém.
Posso apenas dar boas razões para que gostem
e ter paciência para que a vida faça o resto; que
não importa o quanto certas coisas são importantes
para mim - tem gente que não dá a mínima e jamais
conseguirei convence-lâs; que posso passar anos construindo
uma verdade e destruí-la em apenas alguns segundos.

Eu aprendi: que posso usar meu charme por apenas 15 minutos;
depois disso, preciso saber do que estou falando; que posso
fazer algo em um minuto e ter que responder por isso o resto da vida;
que, por mais eu corte um pão em fatias, esse pão continua tendo
duas faces, e o mesmo vale para tudo que cortamos de nosso caminho.

Eu aprendi: que vai demorar muito para me transformar
na pessoa que quero ser, e devo ter paciência;
que posso ir além dos limites que eu próprio me coloquei;
que eu preciso escolher entre controlar meu pensamento
ou ser controlado por ele.

Eu aprendi: que os heróis são pessoas que fazem o que
acham que devem fazer naquele momento, independentemente
do medo que sentem;que perdoar exige muita prática;
que há muita gente que gosta de mim, mas que
não consegue expressar isso.

Eu aprendi: que, nos momentos mais difíceis a ajuda
veio justamente daquela pessoa que eu achava que iria
tentar piorar minha vida; que eu posso ficar furioso,tenho
o direito de me irritar, mas não tenho o direito de ser cruel;
que jamais posso dizer a uma criança que seus sonhos são impossíveis.
Será uma tragédia para o mundo se eu conseguir convencê -la disso.

Eu aprendi: que meu melhor amigo vai me machucar de vez em quando,
e eu tenho que me acostumar com isso; que não é o bastante ser
perdoado pelos outros; eu preciso me perdoar primeiro; que não
importa o meu coração esteja sofrendo, o mundo não vai para por causa disso


Eu aprendi: que as circunstâncias de minha infância são
responsáveis pelo que eu sou, mas não pelas escolhas
que eu fiz quando adulto; que numa briga, eu preciso escolher
de que lado estou,mesmo quando não quero me envolver.
Que quando duas pessoas discutem não significa que elas se odeiem.
E quando duas pessoas não discutem, não significa que elas se amem.

Eu aprendi: que por mais que eu queira proteger os filhos,
eles vão se machucar e eu sairei machucado, isso faz parte da vida;
que a minha existência pode mudar, para sempre em poucas
horas, por causa de gente que eu vi antes; que diplomas na
parede não me fazem mais respeitável ou mais sábio.

Eu aprendi: que a palavra "amor" perde o seu sentido,
quando usada sem critério; que certas pessoas vão
embora de qualquer maneira;que é difícil traçar
uma linha entre ser gentil, não ferir as pessoas, e saber
lutar pelas coisas em que eu acredito.

Esta poesia, eu encontrei no meio de panfletos de propaganda
na rua, caso alguém saiba quem é o dono por favor me avise,
eu coloquei no meu blog porque achei linda,verdadeira.
E por enquanto eu só coloco como autor desconhecido.
Mas se alguém souber quem é o dono, eu coloco o nome do autor
ou autora. Profª Rosí.


Nenhum comentário: