domingo, 5 de dezembro de 2010

http://allofthemitology.blogspot.com/search/label/Gre

Zeus - deus dos trovões senhor do monte Olimpo



Zeus supremo senhor do Olimpo, filho mais novo de Cronos e Réia, seus irmão eram Hades, Poseidon, Hera, Deméter e Héstia. Sua esposa era sua irmã Hera, teve diversos filhos com mulheres diferentes com Hera teve Ares, Hefesto, Ilítia e Hebe, com sua primeira esposa Métis teve a deusa Atenas e com sua irmã Deméter teve Perséfone, teve varios filhos e filhas com mortais sendo os mais famosos Hércules, Helena (de Tróia), Pólux.
Nas eras primordiais só existiam os titãs Caos, Erebus, Nix, Pontos, Tártaro, Gaia e Urano. Urano teve vários filhos com Gaia, mas ele odiava eles tanto que deixava eles no interior de Gaia (Terra), um dia Gaia soltou seus filhos e deu a seu filho Cronos uma foice com a qual ele castrou Urano, Cronos tomou o lugar do pai no Olimpo, mas antes disso seu pai lhe disse uma profecia, que assim como o Cronos tinha destronado Urano seu filho também iria destroná-lo sendo assim Cronos, que temia a profecia comeceu a comer seus filhos, seu filho mais novo Zeus foi escondido numa montanha pela sua mãe Réia que era alimentado pelo leite de uma cabra, assim quando mais velho Zeus e sua mãe Réia atacaram Cronos, e depois disso Zeus libertou seus irmãos da barriga do pai e reinou no Monte Olimpo como o supremo senhor dos Deuses.

Hera - deusa do casamento e esposa de Zeus


Hera, era a bela esposa de Zeus, mãe de Ares e Hefesto, era a deusa do casamento.
Hera sempre foi uma deusa muito ciumenta e agressiva, perseguia as amantes de Zeus, e fazias sofrer, e matava algumas, Hera sempre fazia de tudo para fazer com que os filhos bastardos de Zeus sofressem e fossem infelizes, um dos maiores exemplos disso era Hércules, que ela tentou mata-lo quando ainda era um bebe, fez ele nascer mais tarde, para perder o trono que era dele de direito, matou sua mãe e ainda o controlou para matar sua esposa e filhos.
O unico filho bastardo de Zeus que Hera não odiava e sim gostava muito era Hermes, filho de Maia com Zeus, pois ficou muito surpresa com sua inteligência.
Hera também era uma deusa muito arrogante, sendo que só mostrava seus olhos aos mortais, e usava as penas de seu pavão sagrado, para marcar os locais que ela protegia.
Hera era tão vaidosa que sempre tentava ser mais bonita que Afrodite sua eterna rival.


Ares - deus da guerra

Ares é filho de Zeus e Hera, é o deus da guerra assim como sua meia-irmã Atena, mas diferente de sua irmã que é deusa da guerra estratégica, Ares é deus de uma guerra mais cruel, uma guerra só pela chacina e pelo sangue.
Ares é visto como um tipo de demônio, tem uma carroça com rédeas de ouro para quatro cavalo que soltam fogo, de acordo com uma das histórias dos Argonautas quando eles iam para o templo das Amazonas (filhas de Ares) eles foram atacados pelas aves sagradas de Ares que jogavam penas afiadas como dardos, eram elas as corujas, os mochos, os pica-paus e os abutres.
Havia um estátua de Ares acorrentado na cidade de Esparta, para que o espírito de guerra nunca deixasse a cidade, Ares quando ia para as batalhas vinha acompanhado de seus filhos Deimos e Phobos, de sua irmã Éris e de quatro demônios chamados Kydoimos, Makhay, Hysminai e Polemos.
Ares teve vários casos com Afrodite a esposa de seu irmão Hefesto.


Dionísio - deus do vinho e das festanças

Dionísio é o deus dos vinhos, das festas e dos teatros, era filho de Zeus com a princesa Semele, Dionísio foi o único filho de Zeus com uma mortal, que nasceu deus, seria porque, quando Hera ficou sabendo de mais uma traição de Zeus, ela (como sempre faz) foi se vingar da amante de Zeus, Hera pediu para que Semele (ja gravida de Dionísio) pedi-se para que seu amante lhe mostra-se a verdadeira forma (caso fosse Zeus), pois Zeus sempre toma uma forma diferente quando se envolve com as mortais, Semele achou boa idéia, e pediu para o seu amante, que viesse na sua verdadeira forma, mas antes de Zeus saber disso ela o fez jurar por Estige que era uma ninfa na lago de Hades, e niguém nem os deuses, poderiam quebrar a juração, sendo assim quando Zeus ficou sabendo, ficou muito decepcionado e mostrou todo seu esplendor, sendo assim, Semele virou cinzas e Zeus pegou o feto de Dionísio e colocou em sua coxa, onde Dionísio, passou boa parte de sua gestação.
Quando Dionísio ja estava adulto, ainda em busca de vingança Hera fez Dionísio ficar louco, e assim ele foi vagando por todos os cantos da Terra sem parar, até passar pela Frígia, onde a deusa Cibele o encontrou e o curou instruindo ele em seus ritos religiosos.
Dionísio aprendeu a arte do vinho com seu pai adotivo Sileno, Dionísio foi o primeiro a plantar parreiras de uva, assim consideraram-no deus do vinho.
Dionísio puni seus inimigos e sempre consegue escapar das maldades de Hera,
Dionísio recebeu o titulo de mais poderoso dos deuses, pelo seu pai Zeus.
Dionísio é bem risonho e quase sempre está embriagado.

Nenhum comentário: