domingo, 5 de dezembro de 2010

Um panteão de Deuse... Ret - Esposa de Rá.

Rá - Deus Sol


ou é a principal divindade da mitologia egipcía, é um deus com cabeça de falcão conhecido como o deus do sol, pela impôrtancia da luz na produção dos alimentos.
Ao amanhecer, era visto como uma criança recém-nascida saindo do céu ou de uma vaca celeste, recebendo o nome de Khepri. Por volta do meio-dia era contemplado como um pássaro voando ou um barco navegando. No pôr-do-sol, era visto como um homem velho descendo para a terra dos mortos, sendo conhecido como Atum. Durante a noite, , como um barco, navegava na direção leste através do mundo inferior em sua preparação para a ascensão do dia seguinte. Em sua jornada ele tinha que lutar ou escapar de Apep, a grande serpente do mundo inferior que tentava devorá-lo. Parte da veneração a envolvia a criação de magias para auxiliá-lo ou protegê-lo em sua luta noturna com Apep, ajudando-o a garantir a volta do Sol.
Sua esposa era a deusa Ret, seus filhos eram Hathor, Osíris, Ísis, Set, Hórus e Maet.
Uma vez sua filha Ísis lançou um feitiço a , que provocou-lhe uma doença. Sob promessas de cura, foi forçado a revelar o seu nome secreto a Ísis
, assim oferecendo-lhe acesso a uma parte de seus poderes mágicos.

Ret - deusa do sol, esposa de Rá


Ret era a deusa do sol, assim como seu marido , até por que Ret era o duplo feminino de , não se sabe muito dessa deusa por que ela não foi muito venerada pelos humanos só pelos deuses, por ser esposa de , por isso até que eu não postei muito sobre ela.
Ret foi criada pelos sacerdotes do império novo, realmente para ser a esposa de , ela segue padrões parecidos, como o disco solar em sua cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário