Rá - Deus Sol
Rá ou Ré é a principal divindade da mitologia egipcía, Rá é um deus com cabeça de falcão conhecido como o deus do sol, pela impôrtancia da luz na produção dos alimentos.
Ao amanhecer, Rá era visto como uma criança recém-nascida saindo do céu ou de uma vaca celeste, recebendo o nome de Khepri. Por volta do meio-dia Rá era contemplado como um pássaro voando ou um barco navegando. No pôr-do-sol, Rá era visto como um homem velho descendo para a terra dos mortos, sendo conhecido como Atum. Durante a noite, Rá, como um barco, navegava na direção leste através do mundo inferior em sua preparação para a ascensão do dia seguinte. Em sua jornada ele tinha que lutar ou escapar de Apep, a grande serpente do mundo inferior que tentava devorá-lo. Parte da veneração a Rá envolvia a criação de magias para auxiliá-lo ou protegê-lo em sua luta noturna com Apep, ajudando-o a garantir a volta do Sol.
Sua esposa era a deusa Ret, seus filhos eram Hathor, Osíris, Ísis, Set, Hórus e Maet.
Uma vez sua filha Ísis lançou um feitiço a Rá, que provocou-lhe uma doença. Sob promessas de cura, Rá foi forçado a revelar o seu nome secreto a Ísis, assim oferecendo-lhe acesso a uma parte de seus poderes mágicos.
Ret - deusa do sol, esposa de Rá
Ret era a deusa do sol, assim como seu marido Rá, até por que Ret era o duplo feminino de Rá, não se sabe muito dessa deusa por que ela não foi muito venerada pelos humanos só pelos deuses, por ser esposa de Rá, por isso até que eu não postei muito sobre ela.
Ret foi criada pelos sacerdotes do império novo, realmente para ser a esposa de Rá, ela segue padrões parecidos, como o disco solar em sua cabeça.
Osíris - deus do julgamento e do além
Osíris era o deus associado a vegetação e ao além, ele era marido de Ísis e pai de Hórus.
Osíris era o deus mais venerado no egito, era ele quem julgava os mortos na "Sala das duas verdades" onde ele escolhia a passagem do coração ou a psicostasia, ele tinha muitos templos que ele recebeu de todo país, pois ele julgava as almas das pessoas por isso acreditavam que quanto mais venerassem Osíris mais chances teriam de ir para o paraiso.
Osíris é bem conhecido desde 2300 a.C., a sua representação mais comum era a de um homem mumificado com uma barba postiça, com braços que emergem do peito e ficam cruzados, a pele do deus as vezes era dita como verde e outras como preta, que era o significado da fertilidade e do renascimento, muito raramente era dito Osíris como forma de animal, as vezes ele surgia como um touro negro, as vezes como um crocodilo e outras vezes como um peixe gigante.
Osíris tinha como irmãos Set, Néftis e sua esposa Ísis, Osíris conseguiu governar o Egito, ensinando os seres humanos técnicas necessárias para civilização, como por exemplo a agricultura, a domesticação de animais. Foi uma época de prosperidade, mas que um dia infelizmente chegou ao fim.
Set que governava o deserto movido pelo inveja das terras de seu imão resolve bolar um plano para matar Osíris, com a ajuda de 72 conspiradores, sendo assim Set convida Osíris e os 72 conspiradores para um banquete logo no ínicio do banquete Set mostra um belo sarcófago e diz que ira presentear quem caber neste sarcófago, todos tentaram, mas ninguém cabia, pois Set havia feito de acordo com as medidas de Osíris. Ao entrar na caixa Set e seus 72 ajudantes trancafiaram Osíris e depois o atiraram no rio Nilo. Ísis apavorado com o que acontece com o marido sai a sua procura, ela encontra a caixa encostada numa árvore bem a frente de um palácio real, Ísis pede ajuda a rainha e as duas juntas conseguem liberta-lo do sarcófago o levam para uma plantação de papiros, Set ao achar o sarcófago fica irritado e resolve cortar o irmão em 14 pedaços que foi o que ele conseguiu fazer, e ele espalhou os pedaços de Osíris por todo o Egito, Néftis e Ísis procuram os pedaços de Osíris a acham tudo menos o Pênis que foi devorado por um peixe, Ísis resolve criar para Osirís outro só que artificial feito com caule de vegetais.
Ísis, Néftis e Anúbis, começam a prática da primeira mumificação, em seguida Ísis se transforma numa ave que ao bater de suas asas cria um ar mágico que ressucita Osíris, ainda como ave Ísis transa com Osíris e daí nasce seu filho Hórus, isso aconteceu numa ilha escondida de Set, sendo assim Hórus derrotou Set e governou todo o Egito, e Osíris só governava o mundo dos mortos
Sif - esposa de Thor
Sif, é a deusa da colheita e da fertilidade, casada com Thor deus dos trovões e mãe de Uller deus da justiça e do julgamento, Sif é a deusa da habilidade em combate, Sif aprecia muito guerreiros leves e habilidosos, que não necessitam só de força bruta para vencer suas batalhas.
Os cabelos de Sif eram negros como a noite, até o dia em que o deus das travessuras Loki, cortou seu cabelo numa brincadeira, então Thor pediu aos anões para que fizessem um novo cabelo para sua mulher, então os anões pegaram fios da luz do sol e fizeram um cabelo dourado para a deusa, e comos os anões eram seres muito inteligentes eles criaram uma maneira do cabelo criar raiz em sua cabeça.
De acordo com a profecia Sif vai morrer no Ragnarok, mas não foi explicado como e por quem.
Odin - Pai da magia, senhor de Asgard
Odin era o maior dos deuses vikings, possuía a poderosa lança Gugnir que nunca errava o alvo, ele andava em seu cavalo sagrado de 8 patas Sleipnir.
Odin também era o deus da sabedoria, para conseguir isso ele arrancou um dos seus olhos e jogou no poço de Mimir em troca de um gole de sabedoria, em seguida ele se enforcou na árvore gigante Yggdrasil, para obter o conhecimento dos mortos em seguida foi revivido por magia, desde então ele sabe de tudo pelos seus dois corvos que rodeam o mundo um deles é Hugin (pensamento) e Munin (memória).
Odin tinha um gosto muito grande pela batalha, tão grande que ele guardava os mortos abatidos no Valhalla que era um salão da grande fortaleza dele, esses guerreiros iam lutar do lado dos deuses no Ragnarok.
Odin não era bem um guerreiro, mas inspirava os outros a entrarem freneticamente na batalha sem nenhum sentimento ou tremor, os rituias de enforcamento eram feitos em veneração a Odin sendo que o enforcamento era conhecido como um atalho para o Valhalla.
Ele tem diversas amantes mas sua esposa é Frigga.
Odin gosta muito de se desfarçar de um viajante, vestido numa enorme capa azul ou as vezes até cinza, com um chapéu de abas largas que cobrem o olho perdido.
De acordo com a profecia Odin será assassinado por Fenrir filho de Loki, durante o Ragnarok.
frodite - a beleza em pessoa
Afrodite, nada mais era do que a mais bela entre as deusas, era a deusa do amor e da beleza, ela nasceu quando Cronos castrou seu pai Urano e jogou seus testiculos no mar, assim o mar começou a ferver e criou uma espuma que fecundou Tálassa a Titã da água, e derrepente surgiu Afrodite.
Afrodite sempre foi muito vaidosa, quando se tratava de alguém mais bela que ela, ela fazia de tudo pra tornar aquela pessoa infeliz, que foi o que ela fez com Psiquê e Andrômeda e tentou fazer com Perséfone, tanto que quando Zeus destronou seu pai Cronos, Zeus ficou atraído pelo grande poder sedutor de Afrodite, como varíos outros deuses também, mas Afrodite desprezava todos, como punição, Zeus obrigou-a a casar-se com Hefesto, filho de Zeus, Hefesto fazia de tudo para faze-la feliz cobri ela de jóias e deu-le um cinturão mágico que não foi muito inteligente de sua parte, pois quando ela usava aquele cinturão nenhum homem conseguia resistir a ela.
Afrodite teve dezenas de filhos, enquanto estava casada com Hefesto, mas foram com outros deuses e mortais.
Afrodite sempre andava com suas seguidora as Cárites.
Ísis - deusa da lua e da natureza
Ísis esposa de Osíris, filha de Rá, irmã de Osíris, Néftis e Set, e mãe de Hórus, Ísis é deusa que representa a lua e é protetora da natureza.
Muitos consideravam Ísis a senhora da magia, pois conta uma história que ela como era muito vaidosa quis ser um deusa muito poderosa para isso ela tinha que saber todos os nomes de Rá, então ela começou a estudar e descobriu todos menos o nome secreto de Rá, então para descobrir este nome secreto ela se transformou numa ave e começou a voar por cima de Rá cada dia que se passava Rá envelhecia, até que começou a babar, assim Ísis pegou a baba do pai e misturou com a terra e criou uma serpente que mordeu a perna de Rá, assim Rá gritando de agonia viu sua filha chegando e ela disse que podia curá-lo, mas só se ele revela-se seu nome secreto, Rá recusou a contar seu nome, mas quando percebeu que o veneno da cobra estava quase o matando ele desistiu e contou seu nome a Ísis, assim ela ficou com uma parte dos poderes mágicos de seu pai para ela.
Modi - deus da coragem, filho de Thor
Modi, filho do poderoso deus Thor com a giganta Jarnsaxa, tem como irmão Magni, Modi era o deus da fúria, da ira, da coragem na batalha, Modi não era muito reconhecido pelos deuses, os únicos seguidores que ele tinha eram os guerreiros sanguinarios e maniacos.
Os seus seguidores tinham tanto gosto pela batalha que utilizavam varias drogas para diferentes, pois acreditavam que isso podiam aumentar a sua sede por batalha, e assustar mais os inimigos, alguns de seus seguidores também seguiam a deusa Sif, esposa de Thor, simplesmente por que ela era a deusa da habilidade em combate, e ela apreciava os guerreiros leves e habilidosos.
De acordo com a profecia depois de seu pai ser morto durante o ragnarok Modi e seu irmão Magni herdarão o martelo sagrado de Thor Mjolnir
Eros - o deus do amor
Eros pelo menos para mim sempre foi um enigma, não se sabe ao acerto de quem ele era filho se era de Hefesto, de Zeus, de Ares, de Hermes, mas também é dito como filho de Afrodite, porem alguns também falam, que ele filho de Poros com Plínia, e que ele foi feito durante um festa de Afrodite, mas mesmo assim ele é um enigma, se casou com a mortal Psiquê com quem teve 3 filhos Eros II, Volúptas e Volúptia, ele era o deus do amor.
Uma vez sua mãe Afrodite se queixou Métis que seu filho nunca crescia, ele era criança a vida inteira, Métis que era a deusa da prudência explicou que era por quê Eros era muito solitário, ele só cresceria se tivesse um irmão, logo depois Afrodite engravidou e teve Anteros logo Eros começou a crescer e se tornar um belo rapaz.
Anúbis - deus dos mortos
Thor - Deus dos trovões
Thor filho de Odin com Jord, era casado com a deusa Sif, a deusa da colheita, e de sua união com a giganta Jarnsaxa, teve seus filhos Magni e Modi, Thor era um dos melhores guerreiros, possuia seu incrivel martelo Mjolnir que tinha o poder de lançar raios, e nunca errava o alvo e sempre voltava para as suas mãos, Thor usava luvas brancas magicas para segurar o martelo e usava também o cinturão chamado de Megingjard que dobrava sua força.
Thor era extremamente forte e comilão, as vezes comia uma vaca inteira numa unica refeição.
Thor adorava medir sua força com os gigantes, mas costumava fazer isso mais com os gigantes de gelo, pois eram seus principais inimigos, os fazendeiros tinham uma grande venração por Thor, graças a sua honestidade, a sua simplória e a sua total repugnância pelo mal, tanto que veneravam Thor mais que seu pai Odin, por ter um espírito guerreiro bem maior que o seu pai. Thor gostava muito da companhia de seu meio-imão Loki, apesar de Loki ter o talento de colocar ambos em encrencas, as aventuras de Thor e Loki juntos, viraram uma das melhores histórias de toda mitologia nórdica.
De acordo com a profecia no Ragnarok Thor matará a terrivel serpente Jormungad, e será morto por ela.
Hefesto - O ferreiro dos deuses, senhor dos metais
Hefesto é o deus do fogo, dos metais e da forja. Todos o conheciam como o ferreiro dos deuses, Hefesto foi responsavel por várias obras com a Égide escudo usado por Zeus, que Zeus utilizou em sua batalha contra os Titãs, construiu também um belo e maravilhoso castelo feito de bronze para ele mesmo, repleto de servos mecânicos e também de suas forjas ele criou Pandora a primeira mulher mortal.
Hefesto era filho de Zeus com Hera, se casou com a deusa Afrodite do amor e da beleza, porém ela sempre lhe foi infiel, tendo vários amantes entre eles mortais e deuses. Hefesto detestatava seu irmão Ares deus da guerra, alguns dizem que Afrodite amava Hefesto de verdade, e suas traições era para lhe causar cíumes sendo uma das faces do amor, mas mesmo assim ele se divorciou e se casou as Cárites que são as deusas da dança seguidoras de Afrodite, as Cárites eram: Aglaia (a claridade), Tália (a que faz brotar flores) e Eufrosina (o sentido da alegria).
Hefesto foi expulso do monte Olimpo por sua mãe Hera, por ter um problema na perna, ou seja ele era coxo, Zeus irritado de tanto que Hera reclamava sobre Hefesto e também seu outro filho Hércules, pegou Hefesto pelo pé e o jogou do monte Olimpo, desta maneira condenando a viver sobre a Terra, Hefesto aqui na Terra construiu sua oficina na ilha Lemno.
Zeus - deus dos trovões senhor do monte Olimpo
Nas eras primordiais só existiam os titãs Caos, Erebus, Nix, Pontos, Tártaro, Gaia e Urano. Urano teve vários filhos com Gaia, mas ele odiava eles tanto que deixava eles no interior de Gaia (Terra), um dia Gaia soltou seus filhos e deu a seu filho Cronos uma foice com a qual ele castrou Urano, Cronos tomou o lugar do pai no Olimpo, mas antes disso seu pai lhe disse uma profecia, que assim como o Cronos tinha destronado Urano seu filho também iria destroná-lo sendo assim Cronos, que temia a profecia comeceu a comer seus filhos, seu filho mais novo Zeus foi escondido numa montanha pela sua mãe Réia que era alimentado pelo leite de uma cabra, assim quando mais velho Zeus e sua mãe Réia atacaram Cronos, e depois disso Zeus libertou seus irmãos da barriga do pai e reinou no Monte Olimpo como o supremo senhor dos Deuses.
Hera - deusa do casamento e esposa de Zeus
Hera, era a bela esposa de Zeus, mãe de Ares e Hefesto, era a deusa do casamento.
Hera sempre foi uma deusa muito ciumenta e agressiva, perseguia as amantes de Zeus, e fazias sofrer, e matava algumas, Hera sempre fazia de tudo para fazer com que os filhos bastardos de Zeus sofressem e fossem infelizes, um dos maiores exemplos disso era Hércules, que ela tentou mata-lo quando ainda era um bebe, fez ele nascer mais tarde, para perder o trono que era dele de direito, matou sua mãe e ainda o controlou para matar sua esposa e filhos.
O unico filho bastardo de Zeus que Hera não odiava e sim gostava muito era Hermes, filho de Maia com Zeus, pois ficou muito surpresa com sua inteligência.
Hera também era uma deusa muito arrogante, sendo que só mostrava seus olhos aos mortais, e usava as penas de seu pavão sagrado, para marcar os locais que ela protegia.
Hera era tão vaidosa que sempre tentava ser mais bonita que Afrodite sua eterna rival.
Hércules da Disney comparação com a mitologia parte 2
Olá, a última vez nós haviamos parado no treinador do Hércules, agora eu vou falar mais um pouquinho.
No desenho Hércules tem um cavalo voador criado das nuvens chamado Pegasus, na verdade Pegasus era cavalo de outro herói chamado Belerofonte, e Pegasus surgiu do sangue da Medusa, no ínicio do filme que se passa no Olimpo, se percebe um deus se beijando no espelho o nome dele é Narciso, e ele não é um deus, é um mortal que morreu afogado.
Também tem a hora em que Hércules é pego numa armadilha e surge a Hidra, na verdade foi Hércules quem fez uma armadilha para Hidra, pois era um de seus doze trabalhos, há uma hora em que Hércules luta contra os titãs, na verdade el nunca lutou contra os titãs, os titãs estavam bem certinhos, sendo representados pelos elementos, menos um, que era um cíclope e foi dito como titã.
Zeus e Ades são bons amigos e irmãos não existi nenhuma história de que eles brigaram.
No desenho Hércules vai para o Olimpo e se torna um deus ao salvar a vida de uma mortal, mas na verdade ele foi para o Olimpo e se tornou um deus ao morrer.
Este foi o fim, este filme apesar de ser infantil é um filme muito bom e eu recomendo, privavelmente a Disney deve ter feito algumas modificações, para ficar mais agradavel para as crianças e mais engraçado também.
Hércules da Disney comparação com a mitologia parte 1
Como prometido eu vou mostrar as diferenças do Hércules que fez sucesso como filme da Disney e o verdadeiro Hércules da mitologia grega.
De acordo com o filme Hércules nasce no Olimpo como filho de Zeus e Hera, sendo que Hércules é um deus desde bebe, aí esta a nossa primeira comparação, na verdade Hércules é filho de Alcmena (uma mortal) com Zeus, ele desde pequeno era mortal, só tinha a força de um deus, de acordo com a história da Disney, Hércules só tinha aquela força por que ele não havia bebido toda poção para transforma-lo em mortal que Agonia e Pânico haviam dado por ordem de Ades, Agonia e Pânico na verdade eram filhos de Ades, não servos e Ades não queria matar Hércules, na verdade poucas vezes Ades é dito na verdadeira história de Hércules, na verdade quem queria matar Hércules era Hera, que quando Hércules nasceu mandou cobras para mata-lo, Hércules, matou as cobras as esguelando, no desenho Agonia e Pânico tinham virado as cobras coisa que esta errada.
No desenho Hércules é treinado por uma sátiro chamado Filoctedes, na mitologia grega Hércules é treinado por um centauro chamado Quiron, e Filoctedes não é um sátiro, na verdade ele é um rapaz que recebe do própio Hércules seu arco e flechas
Eu continuo a escrever na próxima vez da mitologia grega...