quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

educaterra

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/secessao_4.htm

Lincoln & Garibaldi,
e a Guerra da Secessão

Garibaldi e Lincoln


Bull Run, a primeira batalha de Manassas,21 de julho de 1861, uma ducha na idéia de uma guerra breve

O herói italiano sobreviveu a Lincoln, e ainda viveu vinte anos mais, morrendo aos 75 anos coberto de honras em 1882.O presidente norte-americano não chegou a saborear a vitória contra o Sul. Em meio aos festejos pelo fim da guerra, Lincoln foi assassinado a tiros aos 56 anos, cinco dias depois da rendição do general Robert Lee, quando assistia uma peça no camarote do Teatro Ford em Washington, em 14 de abril de 1865.

O autor do atentado era um conhecido ator dramático chamado John Wilkes Booth, um sulista radical que viu no gesto de atirar em Lincoln uma maneira de vingar-se da derrota. Garibaldi e Lincoln foram, em partes diferentes do mundo, um na Europa outro no Novo Mundo, campeões da luta pela unidade nacional. Os inimigos do italiano eram os austríacos, o governo Bourbon das Duas Sicilias, e o Vaticano (a Igreja por possuir territórios pontifícios nas redondezas de Roma, era contra a unidade nacional italiana). Os inimigos de Lincoln eram os sulistas em geral, e os donos de escravos em particular, que desejavam manter o nefando regime servil, chamado por eles de "peculiar instituição", intocado.

Em defesa do estado-nacional: enquanto Garibaldi esforçou-se por ampliar os limites do estado-nacional Italiano, ajudando a restaurar as antigas margens do império romano na península (Os Alpes ao norte, o Mar Tirreno e o Mar Adriático, a oeste e a leste, e a ilha da Sicília ao sul), Lincoln foi à guerra para preservar a União norte-americana ameaçada de dissolução. Ambos, nascidos em famílias modestíssimas, foram representantes do poderoso movimento liberal- democrático que começou a retomar suas forças depois do fracasso da Revolução de 1848, porém se Garibaldi acatava subordinar-se a uma Monarquia constitucional, Lincoln era um republicano autêntico.


Lincoln & Garibaldi,
e a Guerra da Secessão

Bibliografia

Adams, Willi Paul - Los Estados Unidos de América, Historia Universal Siglo XXI, México, 1979

Brock, William R. - Conflict and transformation: the United States: 1844-1877, Penguin Books, Nova Iorque, 1976

Charnwood, Lord - Abraham Lincoln, Pocket Book inc, USA, 1950

Engels, Friedrich - Temas Militares, Akal editor, Madri, 1975

Gallo, Max - Garibaldi, a força do destino, Editora Scritta, São Paulo, 1996

Pratt, Fletcher - A short history of the Civil War, Pocket books inc., Nova Iorque, 1952

Liddel Hart, B.H. - As grandes guerras da história, Ibrasa, São Paulo, 1967

Morison, S.E -Commager, H.S. - História dos Estados Unidos da América, Editora Melhoramentos, São Paulo, s/d., 3 vols.

Nenhum comentário:

Postar um comentário